As metodologias ativas de aprendizagem possibilitam que o estudante se torne protagonista de seu próprio aprendizado. Para que isso seja possível, o professor pode utilizar diversos métodos de ensino, como sala de aula invertida, aprendizagem híbrida, gamificação, dramatização, design thinking, entre outros. Conheça, a seguir, sete obras que explicam diferentes metodologias ativas e trazem orientações para promover um ensino mais estimulante na educação básica.
Aprendizagem ativa nos anos iniciais do ensino fundamental
Anitra Vickery, Editora Penso, 2016
O livro funciona como um guia prático para a teoria e a prática da aprendizagem ativa, apresentando pesquisas e estudos de caso para inspirar professores a criarem suas próprias estratégias de ensino.
Sala de aula invertida – Uma metodologia ativa de aprendizagem
Jonathan Bergmann e Aaron Sams (Autor), LTC, 2016
O livro discute a ideia central do modelo de sala de aula invertida, no qual o estudante estuda previamente conteúdos indicados pelo professor para, no momento do encontro presencial, esclarecer dúvidas e aprofundar o tema pesquisado.
Linguística, gramática e aprendizagem ativa
Eloisa Pilati, Pontes Editores, 2017
A obra discute uma metodologia da aprendizagem ativa na qual os alunos usam a gramática de forma consciente e que beneficie sua produção de textos. “Ela é capaz de favorecer o aprendizado consciente, crítico e mais efetivo da estrutura e das virtualidades do idioma”, diz a autora.
Metodologias ativas para educação presencial, blended e a distância
João Mattar, Artesanato Educacional, 2017
O autor aborda diversos tipos de metodologias ativas com orientações e exemplos para a educação presencial, semipresencial e a distância, na educação básica. A lista inclui aprendizagem híbrida, sala de aula invertida, peer instruction, aprendizagem baseada em problemas, em projetos, em gamificação, dramatização, design thinking, entre outros.
Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática
Lilian Bacich e José Moran, Penso, 2018
A obra reúne práticas pedagógicas na educação básica que estimularam o protagonismo dos estudantes. Nos capítulos, autores brasileiros analisam os motivos e benefícios de se utilizar metodologias ativas na educação de forma inovadora.
Metodologias ativas e personalizadas de aprendizagem
Angelo Luiz Cortelazzo (Autor) e outros, Alta Books, 2018
A proposta do livro é ampliar o uso do termo blended learning, atribuído ao ensino híbrido, um “blend” metodológico e personalizado. Assim, são apresentadas e tratadas algumas metodologias que podem ser combinadas.
Aprendizagem baseada em projetos
Willian N. Bender, Editora Penso, 2014
A aprendizagem por meio de projetos permite aos estudantes buscar a solução para questões e problemas reais, por meio de uma estrutura de ensino interdisciplinar e que torna o processo de obtenção de conhecimento mais estimulante. O autor apresenta diretrizes práticas para sua implementação nos ensinos fundamental e médio.