7 livros sobre metodologias ativas de aprendizagem

As metodologias ativas de aprendizagem possibilitam que o estudante se torne protagonista de seu próprio aprendizado. Para que isso seja possível, o professor pode utilizar diversos métodos de ensino, como sala de aula invertida, aprendizagem híbrida, gamificação, dramatização, design thinking, entre outros. Conheça, a seguir, sete obras que explicam diferentes metodologias ativas e trazem orientações para promover um ensino mais estimulante na educação básica.

Capa do livro Aprendizagem ativa nos anos iniciais do ensino fundamental

Aprendizagem ativa nos anos iniciais do ensino fundamental

Anitra Vickery, Editora Penso, 2016
O livro funciona como um guia prático para a teoria e a prática da aprendizagem ativa, apresentando pesquisas e estudos de caso para inspirar professores a criarem suas próprias estratégias de ensino.

Capa do livro Sala de aula invertida - Uma metodologia ativa de aprendizagem

Sala de aula invertida – Uma metodologia ativa de aprendizagem

Jonathan Bergmann e Aaron Sams (Autor), LTC, 2016
O livro discute a ideia central do modelo de sala de aula invertida, no qual o estudante estuda previamente conteúdos indicados pelo professor para, no momento do encontro presencial, esclarecer dúvidas e aprofundar o tema pesquisado.

Capa do livro Linguística, gramática e aprendizagem ativa

Linguística, gramática e aprendizagem ativa

Eloisa Pilati, Pontes Editores, 2017
A obra discute uma metodologia da aprendizagem ativa na qual os alunos usam a gramática de forma consciente e que beneficie sua produção de textos. “Ela é capaz de favorecer o aprendizado consciente, crítico e mais efetivo da estrutura e das virtualidades do idioma”, diz a autora.

Capa do livro Metodologias ativas para educação presencial, blended e a distância

Metodologias ativas para educação presencial, blended e a distância

João Mattar, Artesanato Educacional, 2017
O autor aborda diversos tipos de metodologias ativas com orientações e exemplos para a educação presencial, semipresencial e a distância, na educação básica. A lista inclui aprendizagem híbrida, sala de aula invertida, peer instruction, aprendizagem baseada em problemas, em projetos, em gamificação, dramatização, design thinking, entre outros.

Capa do livro Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática

Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática

Lilian Bacich e José Moran, Penso, 2018
A obra reúne práticas pedagógicas na educação básica que estimularam o protagonismo dos estudantes. Nos capítulos, autores brasileiros analisam os motivos e benefícios de se utilizar metodologias ativas na educação de forma inovadora.

Capa do livro Metodologias ativas e personalizadas de aprendizagem

Metodologias ativas e personalizadas de aprendizagem

Angelo Luiz Cortelazzo (Autor) e outros, Alta Books, 2018
A proposta do livro é ampliar o uso do termo blended learning, atribuído ao ensino híbrido, um “blend” metodológico e personalizado. Assim, são apresentadas e tratadas algumas metodologias que podem ser combinadas.

Capa do livro Aprendizagem baseada em projetos

Aprendizagem baseada em projetos

Willian N. Bender, Editora Penso, 2014
A aprendizagem por meio de projetos permite aos estudantes buscar a solução para questões e problemas reais, por meio de uma estrutura de ensino interdisciplinar e que torna o processo de obtenção de conhecimento mais estimulante. O autor apresenta diretrizes práticas para sua implementação nos ensinos fundamental e médio.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn